Se você é produtor de eventos, sabe que a segurança do público deve ser prioridade sempre. E isso não diz respeito a apenas contratar uma equipe de profissionais para fazer a segurança do local, mas a um conjunto de protocolos que devem ser seguidos para garantir que tudo ocorra conforme o planejado.
Isso inclui garantir que a quantidade de pessoas seja adequada para o local, investir em câmeras de segurança, contratar uma equipe de staff, entre muitas outras normas importantes.
Sabendo disso, neste texto falaremos sobre a importância da segurança de eventos, como não negligenciar esse importante fator da organização de um evento e como proteger o seu público de eventuais problemas. Continue a leitura e confira!
Pode parecer óbvio, mas é sempre bom destacar que investir na segurança em eventos é fundamental. Afinal, isso está relacionado a uma série de fatores:
Como você já deve imaginar, o cuidado com o público, bem como com a equipe de trabalho, é o motivo principal pelo qual fala-se tanto em segurança de eventos. Ao investir em medidas seguras para o seu evento, você previne acidentes e garante que os participantes e os colaboradores se sintam seguros no espaço.
Por outro lado, a reputação de um evento está intrinsecamente ligada à segurança que ele proporciona às pessoas. Afinal, incidentes podem impactar negativamente a imagem do evento e, principalmente, da empresa responsável pela gestão de eventos, prejudicando a saúde da organização e a realização de edições futuras.
Como já mencionamos, ter um planejamento de segurança de eventos bem-aplicado é a principal maneira de prevenir acidentes durante o evento. Por exemplo: garantir que a quantidade de pessoas esteja dentro do permitido pelo espaço é fundamental para controlar a saída do público caso algum acidente aconteça.
Ou seja, quando se tem um planejamento adequado em relação à segurança em eventos, você não só está protegendo o público e todos os participantes como também está prevenindo a ocorrência de acidentes. Mas, afinal, como garantir essa segurança? Veja a seguir.
Como você viu, garantir a segurança do público e dos trabalhadores é o básico em um evento. Mas isso não quer dizer que essa seja uma tarefa simples. Afinal, eventos podem enfrentar problemas de lotação, roubos e furtos, incidentes médicos, entre muitos outros.
Para evitar que isso aconteça, fique atento às nossas oito dicas:
Como falamos, uma das coisas mais importantes sobre o planejamento da segurança de eventos é a prevenção de acidentes. Para isso, faça análises sobre:
Considerando tudo isso, tenha em mente que tipo de incidentes poderiam acontecer na sua avaliação de riscos. Assim, você consegue ter um panorama geral do que é necessário para que nada saia de controle.
Implemente medidas rigorosas de controle de acesso para garantir que apenas pessoas autorizadas entrem no evento. Isso pode incluir a verificação de ingressos, identificação individual e inspeções de segurança. Com a tecnologia, existem muitas possibilidades para facilitar esses processos, como o uso de QR Codes, códigos de barras, ingressos digitais etc.
Estabeleça canais de comunicação que funcionem tanto para a equipe que está trabalhando no evento quanto para o público. Para isso, invista em estruturas de som para eventuais avisos aos participantes e sinalize banheiros, restaurantes, entradas e saídas e pontos de atendimento. Ou seja, aposte em diferentes formas de comunicação como ferramentas para a segurança.
Equipamentos de segurança modernos, como câmeras de vigilância, detectores de metal e sistemas de alarme, vão auxiliar os profissionais especializados do seu evento em caso de emergências, oferecendo uma camada extra de segurança para participantes e funcionários. O mesmo vale para equipamentos de comunicação, como walkie talkies e megafones.
Todo evento deve ter uma equipe de primeiros socorros bem-treinada e equipada no local. Isso inclui profissionais de saúde, kits de primeiros socorros e fácil acesso a serviços médicos de emergência. No caso de eventos grandes, costuma ser necessária, também, a presença de uma ambulância equipada e com uma equipe para atendimento.
Toda a sua equipe – não apenas a de segurança de eventos – deve estar preparada para lidar com diferentes situações de emergência. E a melhor forma para isso é investindo em simulações prévias para vários cenários, como evacuações, resgate de feridos e comunicação durante situações críticas.
Estabeleça parcerias com autoridades locais, como policiais, bombeiros e serviços médicos de emergência. Assim, você garante um canal fácil de cooperação e comunicação eficaz com essas entidades, que podem ser muito úteis em casos de incidentes.
Essas são algumas dicas de como você pode estabelecer um padrão de segurança eficiente para o seu evento. Mas lembre-se de planejar tudo com antecedência e levar em conta as particularidades do evento, já que alguns tipos de eventos podem pedir medidas diferentes de segurança.
É fundamental que o seu evento tenha profissionais de diversas especialidades em seu staff. E, claro, isso inclui profissionais de segurança capacitados para lidar com diferentes situações. Esses colaboradores devem estar preparados para procedimentos de evacuação, primeiros socorros e comunicação eficaz em situações de emergência. Nesse contexto, é importante contar com a presença de seguranças em áreas de grande aglomeração, entradas e saídas e patrulhando pelo evento.
Além da segurança, existem outros profissionais especializados que são fundamentais para compor o staff de um evento, como:
Como falamos, um dos principais cuidados com a segurança de eventos é a escolha certa da equipe de staff! Portanto, se você quer saber como fazer essa seleção, confira nosso texto sobre como escolher o staff certo para o seu evento.
Opa! Texto exclusivo!