Pensa rápido: você iria para um evento que você mal ouviu falar?
A não ser que você conheça os organizadores ou tenha alguma relação profissional com o evento, eu acho difícil que a sua resposta seja sim. Isso mostra que, apesar de todo o cuidado que deve ser envolvido em organizar um evento, também se deve dar muita atenção para a forma como ele é divulgado.
Por isso, neste texto vamos falar TUDO o que você precisa saber sobre marketing para eventos, como ele funciona, suas principais etapas, a importância de um plano bem estruturado e algumas dicas valiosas para garantir que seu evento seja um sucesso.
Marketing para eventos é o conjunto de estratégias e ações utilizadas para promover um evento, e isso abrange desde o planejamento até a execução dessas formas de divulgação.
O objetivo é atrair o público-alvo, gerar engajamento e garantir que o seu evento seja um sucesso, não importa qual seja o seu tipo.
As estratégias de marketing de eventos podem ser aplicadas a qualquer tipo de evento, seja uma conferência, show, feira, lançamento de produto ou até mesmo um evento virtual.
O marketing para eventos funciona como uma campanha coordenada, que envolve várias etapas, desde a concepção da ideia até a pós-produção. O principal objetivo é entender o público-alvo, criar uma comunicação eficiente e utilizar diversos canais para divulgar o evento.
Ele começa com a definição clara do objetivo do evento e do público que você deseja alcançar. A partir daí, se cria uma estratégia de marketing que guiará todas as ações, desde a divulgação até a interação com os participantes durante e após o evento, como veremos a seguir.
Isso inclui o uso de diferentes canais de comunicação, como redes sociais, e-mail marketing, anúncios pagos, parcerias e até influenciadores, dependendo do perfil do seu público.
Então, vamos conhecer melhor essas etapas?
O marketing não é só criar artes e compartilhar em redes sociais. Assim como a organização de eventos, esse processo envolve uma série de etapas, que iremos abordar a seguir.
Tudo começa com um bom planejamento. Defina claramente o objetivo do evento, o público-alvo, a data, o local (ou plataforma, no caso de eventos online) e o orçamento.
Apesar de essas informações serem cruciais para o evento como um todo, elas estão totalmente conectadas com o marketing.
Aqui, também é importante definir metas para o marketing, como número de inscritos, vendas de ingressos ou alcance nas redes sociais.
Conheça bem o seu público-alvo. Quais são seus interesses? Onde eles estão? Quais canais de comunicação eles preferem? Esta pesquisa ajuda a personalizar a mensagem e escolher os canais de marketing mais eficazes.
Levando em conta as informações do planejamento e pesquisa, desenvolva conteúdos que chamem a atenção e gerem interesse de acordo com o seu público.
Algumas opções muito comuns são postagens em blogs, vídeos, e-mails promocionais, posts nas redes sociais, outdoors, veiculações em mídias como jornais e revistas, entre outros.
Uma opção que cresceu muito nos últimos anos, especialmente dentro do marketing de eventos, é a divulgação através de influenciadores, especialmente aqueles que tenham grande alcance no público ou região que você quer atrair.
Esses conteúdos devem ser informativos e atraentes, sempre alinhado ao tema do evento.
Um ponto importante: Comece a promoção do evento com bastante antecedência. Isso não quer dizer que você tenha que gastar muito com marketing de evento desde o início, mas vale utilizar teasers, contagem regressiva e anúncios para criar expectativa e manter o público ansioso.
Trabalhe com promoções, descontos para compras antecipadas, brindes e sorteios. Essas técnicas são ótimas para aumentar o interesse e a participação do público, e ainda podem também ser compartilhados, ampliando o alcance do seu evento.
Apesar de ser muito importante definir a sua estratégia, isso não quer dizer que ela esteja “cravada em pedra”. Esteja preparado e apto para ajustar sua estratégia conforme o evento se aproxima.
Acompanhe o desempenho das suas ações de marketing e esteja disposto a fazer mudanças se algo não estiver funcionando como planejado.
Durante o evento, é importante manter o público engajado. Isso pode ser feito por meio de interações em redes sociais, cobertura ao vivo, enquetes, entre outros. Um público engajado tende a compartilhar sua experiência, ampliando o alcance do evento.
Acabou o evento, não preciso mais me preocupar com marketing, certo? Errado!
Não deixe o marketing morrer após o evento. Envie um agradecimento aos participantes, compartilhe fotos e vídeos do evento, e solicite feedback. Isso ajuda a manter a conexão com o público e a preparar o terreno para eventos futuros.
Quer ter acesso a um conteúdo de marketing de eventos completo e 100% de graça? Baixe agora nosso e-book:
O GUIA DE MARKETING COMPLETO PARA O SEU EVENTO SER SOLD OUT
Um plano de marketing de eventos é fundamental para garantir que todas as ações estejam alinhadas com os objetivos do evento e que cada etapa seja executada de forma eficiente.
Organizar ideias, distribuir os recursos de maneira adequada e acompanhar o progresso ao longo da campanha fazem com que o seu evento possa alcançar todo o potencial dele em termos de alcance de público.
E, claro, o principal objetivo do marketing de eventos é vender ingressos, e isso é ainda mais eficiente com a parceria de uma plataforma de vendas que seja adequada com o que você precisa. Para ajudar com isso, fizemos um material especial para você conhecer o melhor site para venda de ingressos para eventos. Confira!
Opa! Texto exclusivo!