Realizar um evento envolve uma série de processos — se você trabalha na área, já deve saber disso, não é mesmo? Isso inclui escolher as atrações e o local, como conseguir patrocínio para eventos e o investimento em estratégias de marketing para tornar o seu evento sold out, entre muitas outras ações. Porém, entre todas essas etapas, uma se destaca como sendo fundamental e, às vezes, repleta de desafios: a busca por patrocinadores.
O patrocínio de eventos é uma maneira de conquistar diversas vantagens. Essa estratégia possibilita mais investimentos no seu evento, oportunidades de divulgação, entre muitos outros benefícios, os quais vamos citar mais adiante.
Por isso, neste texto, separamos cinco dicas de como conseguir patrocínio para eventos, além de detalhar as etapas que você deve seguir para dar início a esse processo. Quer saber tudo e conseguir ótimos patrocinadores? Então, continue a leitura!
Antes de mais nada, vamos entender a real importância dos patrocinadores em eventos. Separamos, abaixo, quatro principais vantagens de investir nessa estratégia; confira:
Este é o principal e mais conhecido benefício para os produtores quando falamos em patrocínio. Isso porque os patrocínios ajudam a cobrir custos operacionais do evento, como locação de espaço e equipamentos, logística, marketing e contratação de equipe.
Além do financiamento, patrocínios para eventos podem garantir boas oportunidades para ambas as partes (produtores e patrocinadores). Uma parceria de patrocínio com exclusividade de bebidas ou alimentação em um festival de música, por exemplo, pode tanto agregar na experiência dos participantes como possibilitar mais divulgação à marca patrocinadora.
A parceria com patrocinadores também pode potencializar ideias dos organizadores do evento, não apenas pelo aporte financeiro, mas pelas oportunidades geradas em razão da parceria, que citamos no tópico anterior. Essa também é uma maneira de agregar mais à experiência dos participantes e, assim, conquistar o sucesso do evento!
O mercado de eventos é repleto de oportunidades. Sendo assim, conquistar patrocínios que sejam bem-sucedidos pode criar uma parceria duradoura entre as partes envolvidas, gerando oportunidades para eventos futuros.
Antes de dar as dicas de como conseguir patrocínio para eventos, precisamos entender o processo anterior a essa busca. Afinal, existem pontos importantes que devem ser levados em conta na hora de encontrar parceiros para viabilizar um evento. Veja:
O primeiro passo é identificar os objetivos do evento. Qual o público-alvo? O que ele quer proporcionar a esse público? Quais serão os diferenciais? Ou seja, antes de começar a busca pelos patrocinadores, é preciso ter em mente quem o evento pretende atingir e qual experiência deseja proporcionar.
Entenda quais são os patrocinadores “ideais” para o seu evento, compreendendo quem é o público que eles atingem (afinal, isso também faz parte da divulgação do seu evento!). Para isso, você pode analisar o mercado, entender a sinergia do tema do evento com a atuação da empresa e comparar os públicos de ambas as partes.
Um ponto fundamental de como conseguir patrocínio para eventos e que deve ser definido antes de dar início às buscas pelos patrocinadores é a definição das cotas.
Para isso, crie pacotes que ofereçam benefícios tangíveis para os patrocinadores e deixe claro os pontos mais importantes dessa parceria, como: de que forma acontecerá a exposição de marca, a presença dela em materiais de marketing, a participação em eventos relacionados etc.
E lembre-se: quanto maior a cota de patrocínio, mais benefícios a empresa parceira deve ter (maior exposição, espaços e experiências, contratos de exclusividade, entre outros).
Agora que você já entendeu quais são os passos anteriores à busca pelos patrocinadores e sabe como identificar as empresas mais adequadas, confira como conseguir patrocínio para eventos com as nossas cinco dicas práticas:
Crie uma proposta comercial que seja clara e persuasiva, destacando os benefícios que os patrocinadores obterão ao apoiar seu evento. Seja específico sobre como a associação beneficiará a marca do patrocinador e como ela pode atingir seus objetivos de marketing.
Aproveite suas redes profissionais e pessoais para identificar potenciais patrocinadores. Outra opção é buscar as redes de networking espalhadas pelas cidades, em que os empresários se reúnem e estão abertos para oportunidades de negócios e parcerias.
Uma presença online potencializa muito o destaque do seu evento, e isso vale também para os potenciais patrocinadores. Um site bem elaborado, uma forte atuação em redes sociais e o investimento em estratégias de marketing digital podem demonstrar aos potenciais patrocinadores uma grande demanda ou engajamento, o que facilita a conquista de patrocínios.
Já falamos neste texto, mas vale lembrar: se estamos falando sobre como conseguir patrocínio para eventos, precisamos falar, também, sobre possibilidades e oportunidades que isso oferecerá aos patrocinadores.
Portanto, crie conceitos e ideias exclusivas para que as empresas patrocinadoras possam se destacar, como espaços de exposição premium, participação em painéis ou workshops e até mesmo a exclusividade nas categorias de produtos ou serviços delas.
Na hora de fazer o seu “pitch”, é importante que sua apresentação tenha dados e estatísticas que mostrem o impacto positivo que o patrocínio terá para a empresa patrocinadora. Isso pode incluir números de participantes esperados, cobertura da mídia e engajamento nas redes sociais.
Um ponto importante: esses números e dados devem ser transparentes e embasados em estudos e possibilidades reais. Dessa forma, você constrói uma relação de confiança com um possível parceiro!
Se você chegou até aqui, já entendeu a verdadeira importância dos patrocinadores e já sabe como conseguir patrocínio para eventos. Agora, outra estratégia fundamental para que o seu evento seja sold out é a divulgação dele! Você sabe como fazer isso?
No nosso blog, temos um texto completo com sete dicas de como divulgar um evento. Confira e alcance o sucesso!